sexta-feira, 21 de julho de 2017

“Mulheres na competição…”Maria Martins a um ponto da medalha de prata em omnium”

Campeonato da Europa de Pista Sub-23 e Juniores

A portuguesa Maria Martins teve hoje um desempenho exemplar na equilibradíssima competição de omnium para juniores femininas do Campeonato da Europa de Pista, terminando na sexta posição, mas apenas a um ponto da medalha de prata.

A corredora lusa voltou a entusiasmar os compatriotas que se deslocaram ao Velódromo Nacional, em Sangalhos Anadia. Maria Martins começou o concurso de omnium com o sétimo lugar em scratch, foi depois oitava na corrida tempo e segunda em eliminação. Chegou à corrida por pontos no sexto posto da geral.

Como os pontos conquistados na prova final são adicionados à geral de omnium, Maria Martins esperou pelo momento certo para atacar. Conquistou os 20 pontos inerentes a uma volta de avanço sobre o pelotão e ainda logrou pontuar e dois sprints intermédios. Esteve durante quase toda a corrida pontos no terceiro lugar provisório, mas não resistiu a uma eletrizante ponta final que deixou os primeiros lugares presos por poucos pontos. A exceção foi mesmo a primeira posição, ocupada com grande superioridade pela italiana Letizia Paternoster, que somou 137 pontos.

A segunda classificada foi a ucraniana Olha Kulynych, com 115 pontos, tantos como a terceira, a russa Maria Novolodskaya, e a quarta classificada, a belga Shari Bossuyt. Maria Martins foi sexta, com 114, em igualdade pontual com a quinta classificada, a representante de França Valentine Fortin, numa classificação com um equilíbrio muito pouco visto.

Portugal esteve ainda representado na categoria de sub-23. Soraia Silva estreante neste escalão, participaram nas finais diretas de corrida por pontos.

Soraia Silva teve um desempenho menos vistoso, não conseguindo pontuar, mas logrando manter-se sempre no pelotão principal da corrida por pontos feminina. Acabou na 13.ª posição entre 14 participantes. A alemã Tatjana Paller, terceira no ano passado, chegou agora à medalha de ouro, com 55 pontos, mais 12 do que a olímpica dinamarquesa Amalie Dideriksen e mais 13 do que a britânica Mannon Lloyd, que a acompanharam no pódio.

Portugal esteve ausente das disciplinas de velocidade, que hoje coroaram três campeões europeus. Na velocidade individual para sub-23 femininas, a ucraniana Olena Starikova recorreu à astúcia e a uma leitura tática invulgares para subir ao lugar mais alto do pódio, relegando a alemã Pauline Grabosch para o segundo posto e a holandesa Hetty van der Wouw para o terceiro lugar.

Em velocidade individual para juniores masculinos triunfou o francês Rayan Helal, que suplantou o russo Dmitry Nesterov na luta pela medalha de ouro. O terceiro foi outro representante da Rússia, Pavel Perchuk.

O Campeonato da Europa de Pista para Sub-23 e Juniores prossegue neste sábado, em Sangalhos, A Equipa Portugal vai ter a representante Soraia Silva e Maria Martins.

Fonte: FPC

Sem comentários:

Enviar um comentário